Linha do Tua

Home > Destaques > Linha do Tua

Os percursos de Vila Flor – Tua Natureza acompanham numa parte significativa a Linha do Tua, associando à paisagem ímpar em termos ecológicos e paisagísticos a presença desta antiga ligação ferroviária, encerrada em 2008 (entre as Estações Tua e Cachão). Associada a esta linham encontram-se vários vestígios da ocupação humana no território, como estações, apeadeiros, pontes e moinhos.

A antiga Linha do Tua, considerado um dos mais relevantes itinerários turístico-culturais do Norte de Portugal, acrescenta um caráter iconográfico aos percursos de Vila Flor – Tua Natureza, conferindo-lhe identidade e caráter cénico. A Linha do Tua – que possui 134 quilómetros de extensão e acompanha os percursos sinuosos do vale do rio Tua – constitui um marco significativo para a identidade transmontana, estando associada a uma etapa marcante no vencimento do isolamento histórico da região.

O troço da Linha integrante dos percursos de Vila Flor – Tua Natureza é assim valorizado como elemento de visitação, potenciando o desenvolvimento de uma estratégia distintiva e a criação de serviços turísticos inovadores. Este troço é visionado como um contínuo percurso pedonal e ciclável, dinamizando novos usos e funções, refletindo o caráter holístico, coerente e integrado dos percursos Vila Flor – Tua Natureza.