Ribeirinha

Home > Destaques > Ribeirinha

A povoação da Ribeirinha, situada a sul de Vilarinho das Azenhas, na margem esquerda do Tua, integra a União das Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas. O topónimo Ribeirinha remete para a sua proximidade com o rio, segundo Pinho Leal, em Portugal Antigo e Moderno.

A cerca de dois quilómetros, na direção de Vilas Boas, podemos testemunhar a antiguidade da presença humana neste território. No “Olival do Rei”, vestígios arqueológicos encontrados demonstram ter havido presença dos romanos.

Esta pequena povoação, que vive em consonância com o rio Tua, possui património relevante que merece visita, nomeadamente duas capelas (a capela velha, data de 1918, e é dedicada a Santo António, padroeiro da aldeia) e a fonte dos namorados. O apeadeiro da linha do Tua representa um marco histórico para a Ribeirinha. Existem registos de 1904 a atestar o dinamismo proporcionado pela mobilidade de outrora.

A paisagem ribeirinha envolvente remete-nos para um cenário bucólico, o qual é completado pela magnanimidade de uma roda de ferro, ex-libris de referência. Com efeito, esta azenha ainda funciona, sendo utilizada para rega de terrenos.