Rio Tua

Home > Destaques > Rio Tua

Os percursos de Vila Flor – Tua Natureza estendem-se pela margem esquerda do rio Tua, tomando partido da inigualável riqueza biológica e paisagística associada a este ecossistema ribeirinho.

O rio Tua é um afluente da margem direita do rio Douro, possuindo um percurso com cerca de 40 km, inserindo-se na Bacia Hidrográfica do rio Douro. Fragmentando longitudinalmente a Península Ibérica com orientação dominante este-oeste, o rio Tua resulta da junção do rio Tuela e do rio Rabaçal, confluência que ocorre a 4 quilómetros a norte da cidade de Mirandela. O rio define várias fronteiras territoriais e desagua no rio Douro já no concelho de São João da Pesqueira no distrito de Viseu.

O rio Tua constitui um elemento estruturante de visitação do território dos percursos de Vila Flor – Tua Natureza, possuindo um caráter cénico singular e contribuindo para a implementação de uma estratégia regional diferenciadora, com enfoque no turismo da natureza. A presença de ecossistemas ribeirinhos e aquáticos de referência associados ao rio Tua confere aos percursos de Vila Flor – Tua Natureza uma relevância biológica muito particular e uma simbiose harmoniosa entre o Homem e a Biosfera. Destacando o potencial ecológico dos percursos de Vila Flor – Tua Natureza, é de notar que estes se inserem totalmente no Parque Natural Regional Vale do Tua e na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica reconhecida pela UNESCO.

 

Fontes: Ferreiro, N.R.B (2007). Caracterização da qualidade ecológica do rio Tua. Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Hidrobiologia. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.