Santuário da Nossa Senhora da Assunção

Home > Destaques > Santuário da Nossa Senhora da Assunção

O Santuário da Nossa Senhora da Assunção localiza-se na Serra do Faro, em Vilas Boas, e constitui um elemento patrimonial de destaque nos percursos de Vila Flor – Tua Natureza. Para além da sua importância religiosa (que conduz à afluência de milhares de peregrinos todos os anos ao local, especialmente em épocas festivas), apresenta-se como um dos mais relevantes miradouros da região e espaço de grande valor paisagístico e ambiental.

Constituindo o maior e um dos mais importantes santuários Marianos transmontanos, foi construído no séc. XIX, mas apresenta uma história milenar, por aqui ter existido um castro escolhido pela sua capacidade de Posto de Vigia. O Santuário possui uma igreja de nave única e capela-mor rectangulares, várias capelinhas espalhadas pelo recinto e um monumental escadório.

O Santuário da Nossa Senhora da Assunção localiza-se no alto dos 760 metros do cabeço de Vilas Boas, constituindo um elemento cénico marcante no contexto paisagístico da região em que se insere. Miradouro natural de referência, permite a observação de uma paisagem de elevado valor ambiental, que se estende especialmente desde o Santuário para a vertente norte e noroeste, onde corre o rio Tua. Adicionalmente, permite a contemplação de uma rara e vasta paisagem, cobrindo panoramas visuais que se estendem a Sanábria, Montesinho, Bornes, Mirandela, e aldeias e vilas vizinhas num raio de 100 km.

 

Fontes: Câmara Municipal de Vila Flor