Vilarinho das Azenhas

Home > Destaques > Vilarinho das Azenhas

Os percursos de Vila Flor – Tua Natureza integram a aldeia de Vilarinho das Azenhas, contribuindo para a atribuição de valor fenomenológico e antropológico aos percursos, bem como para a promoção do património local e reforço da identidade territorial.

Situada na margem esquerda do rio Tua, a aldeia de Vilarinho das Azenhas adquiriu a sua designação por aqui existirem várias azenhas. Antigamente, a freguesia possuía uma forte tendência para o trabalho artesanal e detinha vários lagares de azeite e algumas azenhas situadas no rio Tua. Vilarinho das Azenhas é uma aldeia de povoamento remoto, possuindo património arquitetónico variado, nomeadamente uma acrópole no centro da aldeia, o castelo velho e vestígios de uma muralha. Apresenta também espólio religioso demarcado, destacando-se a presença da Igreja de Santa Justa e do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Representando um pilar de referência na história da região, a aldeia ribeirinha de Vilarinho das Azenhas acrescenta autenticidade e identidade aos percursos de Vila Flor – Tua Natureza, proporcionando aos visitantes perspetivas diferenciadas sobre o património natural e cultural da região.

 

Fontes:

Câmara Municipal de Vila Flor