Verdemã do Norte

Home > Natureza > Fauna > Verdemã do Norte
Verdemã do Norte

EspécieCobitis calderoni

Taxonomia: Actinopterygii, Cypriniformes, Cobitidae

Distribuição: Espécie endémica da Península Ibérica; Em Portugal, está presente apenas na bacia hidrográfica do Douro, com uma distribuição fragmentada, nas sub-bacias do Corgo, Tua, Távora e Sabor.

Habitat: Em cursos de água permanentes ou intermitentes, desde o habitat típico dos salmonídeos até aos cursos de água ciprinícolas, onde ocorre com mais frequência e em maior abundância; Em troços médios e superiores de rios e ribeiras, com elevada quantidade de oxigénio dissolvido, com substrato de areão e rocha.

Caraterização: Pequeno peixe de água doce (até 10 cm de comprimento) de corpo longo e anguiliforme; Possui manchas escuras nos flancos e três pares de barbilhos junto à boca.

População e classificação: A nível nacional, estima-se que a população da espécie seja superior a 10.000 indivíduos; A redução da população nos últimos 13 anos poderá ter sido aproximadamente 30%; Espécie em perigo de extinção, com uma extensão de ocorrência e área de ocupação muito reduzida, menor do que 150 km2.