Paisagem

Home > Natureza > Paisagem

Os percursos de Vila Flor – Tua Natureza estruturam-se numa paisagem de forte caráter e individualidade própria, com uma riqueza ecológica singular e insubstituível.

Saber mais:

Situados na Paisagem da Terra Quente Transmontana, os percursos de Vila Flor – Tua Natureza inserem-se numa paisagem variada e harmoniosa, que se adaptada à orografia e recursos naturais presentes. Inseridos no Parque Natural Regional Vale do Tua, os percursos estruturam-se sobre a margem esquerda do rio Tua, incluindo a parte ribeirinha da freguesia de Vilarinho das Azenhas. Apresentando um contraste cénico imensurável, os percursos estendem-se também a área de montanha e serra, nomeadamente à Serra do Faro, onde se verifica a predominância de rochas de granito fraturado. A paisagem serrana do percurso possui um forte caráter, com uma identidade bem marcada, claramente reconhecível.

A paisagem dos percursos de Vila Flor – Tua Natureza possui uma iconografia natural e paisagística singular e marcante, sobressaindo a presença de vales encaixados, frequentemente profundos e declivosos, e de afloramentos rochosos imponentes. A paisagem possui uma riqueza inigualável em diversidade de formas e usos no território, cores e texturas.

genius loci dos percursos de Vila Flor – Tua Natureza é reforçado pela presença de panoramas paisagísticos, áreas de miradouro deslumbrantes (destacando-se o miradouro de Nossa Senhora da Assunção) e riqueza dos habitats presentes. Os ecossistemas dos percursos adaptam-se à diversidade morfoclimática e orográfica do território, sendo a fauna e flora presente de uma notável riqueza biológica, denotando-se a presença de espécies autóctones caraterísticas da região e espécies raras, algumas das quais em risco de extinção.

 

Fontes das imagens:

Parque Natural Regional do Vale do Tua