SUSTENTABILIDADE, Ordenamento do Território e Ambiente


Neste manual, o conceito de sustentabilidade é explorado como uma relação positiva entre a oferta de turismo, as exigências da política do ambiente e as regras de ordenamento do território. A oferta do turismo é apresentada como resultado da crescente massificação e sazonalidade da procura. No âmbito da política do ambiente destacam-se aspectos relacionados com a rede fundamental de protecção da natureza, as avaliações estratégicas, a legislação recente e as ONG do ambiente. Por fim, abordam-se as regras de ordenamento do território.






Sérgio Palma Brito

Sérgio Palma Brito é assessor para o Turismo do Presidente da Câmara de Portimão, senior advisor da ILM – Group. Gestor de várias empresas de turismo e autor de várias obras ligadas à temática do turismo, foi director-geral da Confederação do Turismo Português entre 2007 e 2009.

Licenciado em Economia Matemática pela Universidade Livre de Bruxelas, esteve sempre ligado ao turismo, tendo criado em 1963 o Departamento de Turismo Universitário das Associações de Estudantes.




PDF Descarregar o Manual

 

Logos